Uma vida baseado em princípios.

Esta publicação faz parte de um estudo  onde o objetivo é fornecer ferramentas para aquelas pessoas que querem formar seu caráter, firmar seus valores e fortalecer suas virtudes.


Artigo  15

INTERDEPENDÊNCIA

Todo o universo é interdependente, existe uma inter-relação em todo o universo onde um depende do outro. Isto não é diferente com o ser humano. Todo ser humano nasce totalmente dependente. Tem determinadas espécies que quando nascem já possuem  uma ligeira independência. Não é o caso do ser humano, ele é totalmente dependente. É praticamente impossível um ser humano sobreviver sem a presença de outro ser humano. À medida que o Ciclo da maturidade vai passando ele começa a criar independência, a conquistar autonomia de suas ações.
Na idéia contemporânea o ápice, o máximo de nossa maturidade é a independência, mas isto é uma utopia, uma irrealidade, uma impossibilidade, pois, somos seres limitados e dependentes do meio, então, esta ânsia pela independência provoca em nós uma grande frustração.
A verdadeira liberdade, no sentido de realização, é quando atingimos o ápice da nossa interdependência, ou seja, é quando com o nosso trabalho produzimos ações que favorecem o meio como um todo.
Quando um ser procura a sua independência, ele tende a se isolar do meio, e consequentemente a diminuir, a definhar e acabar. Agora, quando um ser procura no seu Ciclo de maturidade criar valores de interdependência e produzir com o seu trabalho, valores que priorizam a interdependência, ocorre um crescimento de todo o meio.A interdependência produz uma reação de potencialização chamada de Sinergismo. O melhor exemplo para explicar é o carro. Se em uma garagem eu colocar todas as peças de um carro, eu não terei um carro. Somente depois que uma peça ficar interdependente das outras, ligada no lugar certo, é que terei um carro. Depois que todas as peças estiverem no lugar certo, eu coloco a gasolina também no lugar certo que é o tanque, sento no lugar certo do motorista, e em uma inter-relação de interdependência eu começo a dirigir o carro.A somatória de todas estas ações fará com que eu consiga atingir uma velocidade muito superior a da minha capacidade física. Isto é Sinergia, onde o todo é maior que a soma das partes.
Toda a humanidade é maior que a somatória de todas as ações individuais.
Então o foco de nossos valores é ser interdependente, crescer e fazer o meio crescer comigo. Fortalecer e fazer o meio se fortalecer comigo. Ai ocorre a Sinergia, e o resultado é muito superior do que a somas dos esforços de todos.
Em uma sociedade, os esforços individuais são potencializados à medida que o número de participantes aumenta.  Esta potencialização ocorre tanto para o lado certo como para o lado errado. Por isto existe uma sensação de que é a sociedade que molda o indivíduo, sendo que na realidade é sempre o contrário. É, em ultima estância, o individuo que molda a sociedade. Aqui entra a Virtude.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer vaso de cimento.

Meus bonsai.

Meus Bonsais