Uma vida baseado em principios

Esta publicação faz parte de um estudo  onde o objetivo é fornecer ferramentas para aquelas pessoas que querem formar seu caráter, firmar seus valores e fortalecer suas virtudes.

Artigo  02

LEI

Tendo abordado um pouco a respeito da liberdade relativa em que vivemos, quero agora verificar os limites que existem em relação a nossa liberdade.
Estes limites são delimitados por normas, regras, mandamentos e leis.
Apesar de existir diferenças entre estes nomes, passaremos a chamá-los todos de lei, para melhor entendimento.
A lei existe para nos alertar do perigo que sofremos quando atravessamos os limites de nossa liberdade.
Aqui cabem três perguntas: A lei sempre é boa? A lei sempre está certa? Esta lei é necessária?
Para responder estas perguntas temos de verificar como surgiu a lei. Todo o universo está em equilíbrio. O que mantém este equilíbrio são as leis que existem, e muitas delas ainda são mistérios para a humanidade.
Estas leis existem desde que o mundo é mundo. São vários tipos de leis: físicas, químicas, elétricas, sociais, biológicas, conhecidas ou não, etc.
Então podemos afirmar que estas leis são boas, certas e necessárias. E impossível manter o equilíbrio de todo o universo sem elas.
Vamos falar agora de outro grupo de leis.
Todos os animais vivos que conhecemos obedecem a infinitas leis que os protegem e perpetuam a sua espécie. Assim são as formigas, baleias, pássaros, etc. Geração após geração eles continuam a obedecer às mesmas leis, não criando nem modificando as existentes.
O único animal que possui capacidade de modificar leis é o ser humano, por isto, o mesmo é chamado de ser moral, ou seja, o homem possui a capacidade de criar novas leis ou modificar as antigas. Mas, mesmo esta liberdade de criar ou modificar leis é limitado pelas leis imutáveis que são inerentes ao ser humano e ao universo. Um exemplo: é impossível revogar a lei da troca gasosa que ocorre no nosso pulmão, iremos para o espaço, só se obedecermos esta lei, pois revogá-la é impossível. Somos seres dependentes do oxigênio para viver.
Para este grupo de leis criadas pelo homem podemos afirmar que nem sempre ela é boa, certa ou necessária.
Compete então à sociedade, que nada mais é que um grupo de pessoas, determinar se a lei é valida ou não.
Sabendo agora que a nossa liberdade é limitada e que estamos protegidos por leis, sabendo que as leis podem ser divididas em leis irrevogáveis ou rogáveis eu posso traçar um caminho por onde eu devo andar sem sofrer dano.
Veja bem, é importante relembrarmos que o simples ato de desconhecer ou desobedecer a uma lei, não a revoga ou a torna inexistente. O simples fato de atravessar uma avenida e não ser atropelado, não elimina a lei do trânsito. Ela continua valendo. Apenas pela lei da probabilidade não tinha uma carreta para me atropelar. Então, para anular uma lei, ou criar uma lei, é necessário todo um contexto que envolve a sociedade como um todo.
Mas, sabendo que a nossa liberdade é limitada e que estamos protegidos por leis, sabendo que as leis podem ser divididas em leis irrevogáveis ou rogáveis, podemos afirmar sem medo de errar que eu posso traçar um caminho por onde andar sem sofrer dano. Como? Obedecendo as leis.
Quando eu obedeço às leis, eu possuo a segurança de andar dentro de meus limites, sou livre para fazer o melhor para mim e meu próximo.
Como foi falado anteriormente, ou se obedece ou se revoga a lei.
As leis revogáveis são moldadas através de uma inter-relação e interdependência de um determinado grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer vaso de cimento.

Meus bonsai.

Meus Bonsais