Uma vida baseado em princípios.

Esta publicação faz parte de um estudo  onde o objetivo é fornecer ferramentas para aquelas pessoas que querem formar seu caráter, firmar seus valores e fortalecer suas virtudes.


Artigo  13

RESPONSABILIDADE

No ciclo da vida que chamamos de espiral, ocorre a seguinte sequência de fatos:
Somos seres temporais e limitados, que possuem necessidades. Estas necessidades serão supridas pelo meio ou por outras pessoas. Este suprimento passará sempre pelos princípios da liberdade limitada, estando sempre sujeito ás leis. Só participo deste beneficio quando assumo a responsabilidade, e em obediência á lei, executo a atividade que me gera beneficio, que é um valor pra mim.
Vamos a um exemplo: quando uma criança nasce, ela não sabe andar, consequentemente a sua locomoção é limitada e deficiente. Com o passar dos dias, ela é impelida pela necessidade a aprender a caminhar. Consequentemente, assume a responsabilidade pelos seus atos e de um modo contínuo, vai acumulando informações e ensinando o seu corpo a obedecer várias leis (a da gravidade, do equilíbrio, do atrito, do bom senso etc.) e, como resultado, ganha autonomia no caminhar.
As nossas necessidades nos levam a definir valores, a assumir responsabilidades visando a obter o beneficio, ou seja, o Valor.
Se responsabilidade é a qualidade daquele que responde por seus próprios atos, quanto mais ato pratica, mais responsabilidade assume. Então, se assumo responsabilidade por meus atos visando obter um valor, e não obedeço às leis deste ato em si, sou chamado de irresponsável.
Vamos a um exemplo:
Três rapazes moram no mesmo quarto. Um tem um emprego que começa ás sete, o outro ás nove, e o outro está desempregado. Um dia o desempregado acorda às dez horas e verifica que os outros dois estão dormindo ainda.  - Vocês são uns irresponsáveis, diz ele acordando os dois.
Apesar de parecer agressivo esta afirmação, ela está certa, pois o desempregado não pode ser acusado de irresponsável em relação ao horário, pois não assumiu nenhum compromisso. Ele pode até ser irresponsável em outras coisas, mas, no que diz quanto ao acordar tarde, não é.
Somos seres indesculpáveis, pois só fazemos o que queremos, consequentemente, assumimos as consequências de nossos atos. Isto é responsabilidade.
Querer ter um benefício sem assumir a responsabilidade é uma desobediência das leis que delimitam a nossa liberdade. Quando desobedeço estas leis eu sofro dano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer vaso de cimento.

Meus bonsai.

Meus Bonsais