Uma vida baseado em princípios

Esta publicação faz parte de um estudo  onde o objetivo é fornecer ferramentas para aquelas pessoas que querem formar seu caráter, firmar seus valores e fortalecer suas virtudes.


Artigo  14

TRABALHO

Preciso de algo: diante desta necessidade cria-se um Valor. Diante deste Valor eu decido fazer algo, uma ação, para que aquele Valor possa suprir a minha necessidade. E esta ação é chamada Trabalho.
Trabalho é qualquer atividade física e ou mental que produz um determinado Valor. Na nossa sociedade capitalista a concepção de trabalho está intimamente ligada à atividade remunerada. Tal concepção é tão forte que se separa lazer do trabalho, quando na realidade ambos são  trabalho visando um determinado Valor. Toda atividade que produzimos é em ultima instância, trabalho. Pentear cabelo, escovar dente, pensar nas atividades, tudo é trabalho.
Por incrível que pareça, até o próprio descanso é um tipo de trabalho. O descanso é um trabalho visando à saúde do corpo em relação a uma atividade especifica.
 O nosso corpo é limitado e toda atividade exercida por ele precisa de um período de descanso. Jogo bola e ao mesmo tempo descanso do escritório. Não estou fazendo nada, então o meu trabalho é deixar o corpo em repouso, mesmo isto cansa o corpo e depois de um tempo tenho demudar de atividade. Somos limitados.
Fazendo um pequeno resumo podemos dizer: somos seres temporais e limitados, e dentro de nossa liberdade limitada pela lei, temos necessidades. Estas necessidades geram dentro de nós Valores. Estes nos impulsionam a assumir responsabilidades. A responsabilidade nos leva a executar um determinado trabalho, produzindo este Valor. Esta ação em cadeia gera ações que, serão usadas de forma continua por toda vida. Este ciclo, que se repete sempre, é chamado de Ciclo da maturidade ou  Ciclo da vida. Neste ciclo surge um ingrediente muito importante: a interdependência do ser humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer vaso de cimento.

Meus bonsai.

Meus Bonsais