Uma vida baseado em princípios.

Esta publicação faz parte de um estudo  onde o objetivo é fornecer ferramentas para aquelas pessoas que querem formar seu caráter, firmar seus valores e fortalecer suas virtudes.


Artigo  12

CRIANDO VALORES

No ciclo de nossa existência que chamarei daqui para frente de Ciclo da maturidade ocorre sempre deste modo: Necessito de algo, usando a minha vontade levo a imaginação a criar a solução para suprir esta necessidade, pela autoconsciência submeto a solução à consciência que determina se está certa ou não, cabe a vontade aceitar a direção da consciência, enviando de novo para a imaginação, até ter uma opção viável, ou desobedecendo e enviando para que seja executado pela decisão.  Se decido fazer ou agir, uso o meu corpo e com o trabalho produzo o beneficio que necessito. Dois caminhos podem ser percorridos aqui:
Um, onde a força está na consciência, e o outro, onde a força está na vontade.
Vamos analisar cada uma delas em separado.
Se, tomo decisões baseado na consciência, ou seja, nos princípios que existem na minha mente desde minha fecundação, crio o que chamaremos de Ética do Principio.  Esta ética é imutável e inabalável e suporta qualquer tipo de pressão externa.
Se, tomo decisões baseado na vontade, ou seja, nas necessidades, nas circunstancias, nos fatos e acontecimentos externos, crio o que chamaremos de Ética do Comportamento. Esta ética é circunstancial e não suporta qualquer tipo de pressão externa.
No Ciclo da maturidade, tal processo ocorre infinitas vezes, em um processo continuo aonde vamos formando valores sejam eles, de origem na Ética do principio, ou na Ética do Comportamento.
Na atualidade a maioria da população esta sendo treinada a produzir seus valores, conseqüentemente suas virtudes, na Ética do Comportamento. Tal ação tem produzido uma degradação da humanidade. Não que ela esteja mais imoral ou ruim, e sim, com menos capacidade de resistir ao mal em si. Ou seja, são mais susceptíveis as circunstâncias, mais manipuláveis.
Então, se um indivíduo quer tem valores fortes e duráveis, onde uma virtude inabalável pode florescer, ele deve construir a sua existência (ciclo da maturidade) baseada em princípios, que estão naturalmente gravados na sua consciência.
As emoções sempre estarão presentes, as circunstancias pressionarão para que as decisões sejam tomadas em beneficio das mesmas.
Tomar decisões baseado em princípios é um exercício de domínio próprio, que na realidade é uma das virtudes do ser humano.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer vaso de cimento.

Meus bonsai.

Meus Bonsais