Uma vida baseado em princípios.

Esta publicação faz parte de um estudo  onde o objetivo é fornecer ferramentas para aquelas pessoas que querem formar seu caráter, firmar seus valores e fortalecer suas virtudes.


Artigo  11


               AS CINCO CAPACIDADES DA MENTE.

A mente humana possui cinco capacidades totalmente interligadas. É impossível na pratica você isolar estas capacidades, elas trabalham juntas e radicalmente unidas. Esta união chamarei de “EU”, o “EU” nada mais é que estas cinco capacidades em funcionamento, mais as emoções. Tudo isto girando em torno de um eixo, de uma base. Esta base estudaremos posteriormente.
Consciência: Existe na nossa mente um banco de dados que sabe com certeza e clareza o que é certo e errado, o que é viável ou inviável. É na consciência que estão os princípios morais, éticos, de segurança, de necessidades e limitações.  Todo ser humano possui este banco de dados perfeito desde sua concepção.
Imaginação: A nossa mente tem a capacidade de criar um mundo imaginário. É aqui que está todo o poder criativo da raça humana. Tudo que foi e está sendo feito pelo homem, primeiro foi gerado na imaginação. Podemos afirmar com segurança que todos nos vivemos em dois mundos: Um físico, palpável, compartilhado e temporal, e outro imaginário, subjetivo, atemporal, não palpável.
Autoconsciência: É a capacidade que analisar a imaginação de acordo com a consciência, e determinar se a mesma é certa, viável, coerente, praticável etc. é a autoconsciência que vai apontar as falhas existentes na imaginação.
Vontade: A vontade é a capacidade que tem mais evidencia no nosso pensamento, pois é ela que é responsável de pegar a as necessidades e carências do corpo como um todo e levar para a imaginação, ou pegar a imaginação, que foi analisada pela autoconsciência, e ver se a mesma é aplicável no mundo físico. É a vontade que determina o que eu quero.
Decisão: É a capacidade de escolha, é a decisão que assume o risco para trazer para o mundo físico aquilo que foi gerado no mundo imaginário, é a decisão que pondera as imaginações analisadas pela autoconsciência e levando em consideração a vontade determina a viabilidade da mesma.
Estas cinco capacidades estão em nossa mente, mas a nossa mente é muito mais, tem a nossa historia, conhecimento, cultura etc., mas, compete a estas cinco capacidades processar todas as nossas ações.
A automação e as cinco capacidades:
Vivemos em dois mundos, o físico e o imaginário (a esquizofrenia é quando eu começo a misturar os dois). As decisões ocorrem tanto em um como no outro. Podemos construir duas histórias de nossas vidas; a física e a imaginária. Quando eu construo e transformo em um padrão de comportamento uma ação, ocorre à automatização desta ação, ela passa a ser efetuada repetida vezes do mesmo jeito. Com esta ação, eu alivio a minha mente para que a mesma possa dedicar a novas ações. Dois exemplos: O ato de andar, caminhar (ato físico), se tenho de andar, já está predefinido como deve ser meu caminhar, e assim faço.  A amizade (ato imaginário), quando encontro com um amigo já tenho toda ação definida para amizade. Quando eu automatizo estas ações, elas podem inibir qualquer uma destas cinco capacidades. Quando estas ações automatizadas são benéfica tudo bem, mas o grande perigo é quando elas são erradas e destrutivas. Aqui aparece a expressão “uma consciência cauterizada”.
Usando esta cinco capacidades podemos construir virtudes que nos sustentarão por toda a vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer vaso de cimento.

Meus bonsai.

Meus Bonsais