Cristianismo em uma abordagem racional

Estarei publicando uma série de artigos abordando o Cristianismo do ponto de vista da decisão, do livre arbítrio, da capacidade racional de cada indivíduo.


  Sexto artigo.



Edificação é a razão.

                         Quando aceitamos pela fé a redenção, a remição, o resgate divino como um presente de Deus, começamos a ter um relacionamento pessoal e duradouro com Ele através do Espírito Santo.  A isto chamarei de edificação. Edificação nada mais é que o meu caminhar diário com Deus.
                           Para entender edificação é preciso definir primeiro o que é Santidade, santificação. Santidade é estar separado do pecado. Deus é santo e nos ordena a sermos santos. Santidade é um beneficio que usufruímos mediante a ação expiatória de Cristo no Calvário. Jesus usando de sua autoridade resgatadora, nos libertou do domínio do pecado e de sua condenação. Isto é santidade. Não existe possibilidade de eu ser mais Santo do quando aceitei a obra expiatória de Jesus. Jesus separou-me do pecado e não importa se estou próximo do pecado (no mundo) ou infinitamente longe (no Céu). Santidade é o estar separado do pecado e não sendo dominado por ele. Não existe possibilidade de meia santidade ou ligeiramente santo. Ou é ou não é. Já para deixar de ser santo basta me ajuntar novamente ao pecado (praticar). Deixo de ser santo, separado do pecado. O melhor jeito de entender a Santidade é imaginá-lo com um caminho (Jesus é o caminho) o caminho existe, quer eu ande por ele ou não. Se andar neste caminho, sou santo, se não ando, não sou santo. Santidade tem haver com o “ser”. Estou santo ou não. Não importa se fui, ou se. Pretendo ser santo, o que importa para Deus é se eu sou Santo agora. Santificação então é o estado , o local onde me encontro, é eu estar onde Deus me colocou quando me libertou do pecado. Ele me colocou no caminho de Santidade.
                          Entendendo isto vamos agora definir Edificação. Se Santidade tem haver com ação divina, a edificação tem haver com a resposta humana a ação divina. Santidade é um caminho, Edificação é andar neste caminho. Edificação é a construção da nossa história.
                         Este caminho que chamaremos de Santidade é cercado pelas leis e mandamentos divinos, é calçado com os princípios eternos que sustentam os nossos valores que vamos construindo no caminhar. A Edificação é um processo onde a nossa moral, o nosso caráter, as nossas virtudes são construídas paulatinamente. Esta construção é o resultado da nossa inter-relação com o Espírito Santo e tem como objetivo atingir a estatura do homem perfeito (tendo Cristo como tal), e o fim só será atingido na eternidade (onde serão corrigidas as falhas do próprio corpo carnal). Todo ser humano passa pelo processo de edificação, a nossa existência esta sendo vivenciada na edificação. É no viver diário que edifico a minha vida.
                      Então ou estaremos edificando nossa vida em Santidade ou não.
                        O caminho de Santidade me fornece os materiais necessários (leis e mandamentos, princípios eternos, sabedoria e etc.) e o construtor (o Espírito santo) para que eu possa construir minha vida. Tudo que eu faço, eu faço porque de um modo ou de outro aquilo tem Valor para mim.
                        Como definir o que tem valor e o que não tem valor? Como realmente fazer o que é de valor? Eis aqui a famosa necessidade que existe dentro de todos nos, e que foi o ponta-pé inicial que te levou a buscar na bíblia o suprimento desta necessidade (conforme primeiro artigo). Posso afirmar com certeza que a edificação de nossas vidas em um caminho chamado Santidade é a resposta para todas as nossas necessidades. A edificação é um processo onde construo o meu caráter, minha moral, minhas virtudes e em uma espiral ascendente vou me fortalecendo e crescendo sempre.
                         Isto deveria ser o normal, mas infelizmente existe a real possibilidade de, eu de livre e espontânea vontade, usando as minhas cinco capacidades (estudado em artigo anterior) decidir construir valores utilizados do material fora da Santidade (se está fora da santidade é pecado). Veja bem, se me ajuntei com o pecado, já não sou santo e conseqüentemente não posso utilizar dos benefícios da santidade. Utilizo sim dos materiais fornecido pelo caminho do pecado que gera a morte. Enquanto no pecado, edifico a minha vida no pecado. Somente Jesus Cristo pode me levar de volta para o caminho de Santidade, arrependimento que vem pela fé é a única opção que me resta.
Existe a real necessidade de construir minha vida com Deus. É o assunto para o ultimo artigo desta serie.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer vaso de cimento.

Meus bonsai.

Meus Bonsais