Uma vida baseada em princípios

Esta publicação faz parte de um estudo  onde o objetivo é fornecer ferramentas para aquelas pessoas que querem formar seu caráter, firmar seus valores e fortalecer suas virtudes.


Artigo  06

VALORES

Na nossa liberdade limitada precisamos suprir a nossa existência com coisas ou fatos que nos são importantes para desfrutar da nossa existência. Estas coisas estes fatos importantes, chamaremos de Valores.
Valor é a coisa ou fato que nos é necessário no decorrer de nossa vida.
Por incrível que pareça, somos fortemente influenciados por nossos valores. Muitas vezes, para obter um determinado valor estamos dispostos a sacrificar outros e também, desobedecer as leis que nos protegem. Em última análise são os meus valores que determinam o meu procedimento. Esta força dos valores é tão forte, que às vezes da à impressão que estamos fazendo o que não queremos. Mas esta impressão é falsa, pois só fazemos o que realmente queremos. O que ocorre, é que existem infinitas necessidades que se entrelaçam e umas prevalecem sobre as outras. Conseqüentemente, há valores entrelaçados que competem dentro de nós. São os conflitos interiores.
Em última instância, quem decide qual valor prevalece é a nossa vontade. Através da decisão, assumimos a responsabilidade pelo ato em si.
Quando estou suprido de uma necessidade, a impressão que tenho é que aquele suprimento tem pouco valor, mas, quando me é tirado o suprimento, tenho a impressão da perda de um bem de grande valor. Vamos a um exemplo: respiro o tempo todo, e passo muito tempo sem dar conta do grande valor do ar, se me corta a respiração, entro em pânico, pois, a sensação de perda é imensa.
Compete a mim então, determinar o que é mais, ou menos, importante. Quando eu não faço esta classificação consciente, ela será feita automaticamente por necessidade. É aqui que nasce o conceito de responsabilidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer vaso de cimento.

Meus bonsai.

Meus Bonsais