Cristianismo em uma abordagem racional

Estarei publicando uma série de artigos abordando o Cristianismo do ponto de vista da decisão, do livre arbítrio, da capacidade racional de cada indivíduo.

Segundo Artigo

A bíblia e a razão

De acordo com o artigo “Necessidade e responsabilidade” abordado anteriormente, é a minha necessidade que me levar a abrir a bíblia ou qualquer outro livro para encontrar nela a solução, a resposta para a minha necessidade vital. Então eu posso abrir a bíblia com um livro qualquer ou como a verdade absoluta, tudo vai depender das minhas necessidades. Quanto maior a necessidade maior será o meu comprometimento com a mesma.
Como falado anteriormente, a nossa existência não se resume a uma relação física e mental pura e simplesmente. Existe dentro de nos uma sede de se relacionar com algo maior que nos.
Esta sede gera um desejo, uma busca, que pode variar de intensidade de pessoas para pessoas, mas, com certeza toda a humanidade tem.
É aquela sensação que tem algo faltando. Principalmente na segunda metade da sua existência. E é esta sensação que leva a bíblia.
Vamos agora partir do pressuposto que um individuo abre a bíblia para encontrar nela a resposta. Somente depois que ele pesquisar na mesma é que poderá dizer se realmente está ali a resposta. Ou seja, na bíblia em si não tem a solução, mas apenas indica de um modo racional como obter a resposta.
Vamos abrir a bíblia então.
Em Romanos 3:23 temos: “pois todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus”.
Você só pode resolver um problema quando consegue identificar o problema.
Aqui temos a indicação de um problema: a humanidade toda pecou e está sem a gloria de Deus. Mas o que e pecado e gloria de Deus?
Segundo a bíblia Pecado é a transgressão da lei (1 João 3:4) e a gloria de Deus são as virtude(força moral) de Deus (Romanos 1: 18- 23). Então podemos afirmar um fato: toda humanidade transgride a lei divina e estão privados das força moral  divina. Isto explica a degradação moral (não somente a sexual) que é patente é real nos dias atuais.
Mas em Romanos 5:8 afirma que “mas Deus demonstra seu amor para nos: Cristo morreu em nosso favor sendo nós ainda pecadores”.
Uma coisa é diagnosticar o problema, a outra é ter a solução para o problema.
A bíblia indica o problema, mas também mostra que o mesmo tem solução.
Deus continua nos amando apesar de transgredirmos a sua lei divina. E em Romanos 6:23 diz  que o “salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus”. Ou seja, se permanecermos no pecado o fim é morte, mas se aceitarmos o presente divino providenciado por Deus através de Jesus Cristo tenho a vida eterna.
Em Romanos 10:13 diz “porque todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo”.
Aqui aparece a ação humana, aquilo que é de nossa responsabilidade.
Vamos fazer então uma revisão racional:
1.       Eu tenho uma necessidade.
2.       Estou abrindo a bíblia em busca da solução.
3.       A mesma me fala que o problema está no pecado meu e de todos nos.
4.       Mas afirma que Deus providenciou a solução em Cristo Jesus.
5.       E me convoca a pedir socorro a Ele.
Veja bem, eu não tenho ainda a solução do problema, tudo esta no entendimento, na mente. Ainda não foi tomada uma Decisão de minha parte.
Eu só vou tomar uma decisão baseado nas minhas necessidades.
Para usufruir de toda a solução apresentada eu tenho que:
Decidir que pecamos
Decidir que Deus nos ama.
Decidir aceitar estes dois fatos como algo pessoal.
Decidir aceitar a solução para o problema.
Decidir me submeter ao dono da solução.
Se eu tomos estas cinco decisões ela me leva a duas coisas: uma é uma experiência: a Fé, a outra uma decisão: Arrependimento.
Mas ai já é assunto para outro artigo.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer vaso de cimento.

Meus bonsai.

Meus Bonsais