Cristianismo em uma abordagem racional

Estarei publicando uma série de artigos abordando o Cristianismo do ponto de vista da decisão, do livre arbítrio, da capacidade racional de cada indivíduo.

Primeiro Artigo



                                                  Necessidade e responsabilidade.

Por sermos seres temporais e limitados temos de assumir responsabilidades diante das nossas necessidades. Um bom exemplo e o respirar: precisamos inalar e exalar o ar atmosférico para vivermos.  Se pararmos de respirar, morremos.
Necessitamos de fazer esta ação, então assumimos a responsabilidade pelo ato em si, e transformamo-lo em rotina na nossa existência. Assim como em uma espiral, à medida que vai passando o tempo, vamos assumindo responsabilidades de acordo com as nossas necessidades. Assim é com o caminhar, comer, beber, vestir, casar, ter filhos, dirigir carro e etc. algumas necessidade são obrigatórias, outras opcionais, o respirar e obrigatório, já ter filho é opcional.
Esta espiral ocorre em todas as áreas e em todo o tempo de nossa existência.
Por sermos seres Imanentes (relacionamos conosco mesmo) e ao mesmo tempo somos transcendentes (relacionamos com o que esta fora de nos) temos necessidades que extrapolam o físico e a matéria. Estas necessidades também geram responsabilidades que consequentemente gerar necessidades. É aqui que aparece uma necessidade que é inerente do ser humano; a existência de um Deus, um ser ou algo que esta acima de nos mesmo e consequentemente supre as nossas necessidades.
A própria história da humanidade confirma esta busca. Existem infinitas opções para suprir esta necessidade, mas apesar de infinitas opções eu só posso me relacionar com uma de cada vez. E somente através de um relacionamento pessoal posso suprir as minhas necessidades, mas, ao me relacionar com esta opção eu assumo responsabilidades.
Em todas as opções o individuo assumirá como verdade aquilo que suprirá as suas necessidades, e esta verdade assumida gerará responsabilidade.
Isto ocorre com o ateu, agnóstico, monoteísta, politeísta, naturalista e etc.. Todos ao assumirem como verdade tal fato também assumem a responsabilidade pelo fato na sua própria existência.
Se a pessoa quiser ser maometana, ela tem de assumir o Alcorão como verdade, se quiser ser cristã tem de assumir a Bíblia como verdade, e assim por diante.
Falando especificamente da opção Cristã, é impossível ao indivíduo fazer uma opção ao cristianismo e deixar a bíblia de fora nesta escolha, pois é ela mesma que explica e testifica da sua veracidade. Ser cristão sem assumir a bíblia como verdade e padrão de comportamento não suprirá as necessidades que o levou a esta busca.
As necessidades que tenho me levam a um busca, quando assumo algo como verdade, eu espero que tal responsabilidade assumida venha a suprir as minhas necessidades que me levou a esta busca.
No caso especifico do Cristianismo, o raciocínio é o seguinte: preciso de algo, existe uma necessidade em mim, busco por algo que preciso para manter a minha existência. Busco na minha Imanência e Transcendência a solução, a resposta para as minhas necessidades e estou disposto a assumir responsabilidades para obter este beneficio.  Para o cristão a resposta esta na Bíblia. Então se quero este beneficio preciso assumir que a mesma é verdade para mim. Verdade para mim. Veja bem, aqui não está sendo questionado a veracidade da bíblia e, sim se eu assumo que a mesma é verdade para mim. É uma opção de escolha. Eu decidi aceitar a bíblia com verdade para mim, pois, espero que com esta responsabilidade assumida eu possa usufruir dos benefícios da mesma e suprir as minhas necessidades.
Se eu tomo esta atitude, apesar de não ter ainda o suprimento da minha necessidade já posso abrir a bíblia e buscar no seu conteúdo a transcendência da mesma que  será verdadeira para mim. 
Bom aqui já é assunto para um novo artigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer vaso de cimento.

Meus bonsai.

Meus Bonsais