domingo, 29 de setembro de 2013

UMA VIDA BASEADA EM PRINCÍPIOS.



E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus    Romanos 12:2

Todo universo, seja ele, matéria, energia, físico, espiritual, desconhecido, milagres, está firmado e protegido por princípios e leis e possuem uma inter-relação sinérgica, onde o todo é maior que a soma das partes.
As leis e princípios são como um caminho claramente delimitado onde toda a criação não sofre dano, caminho este chamado de liberdade.
Neste universo, o ser humano é o único que possui cinco capacidades em total sinergia, que o torna diferente dos demais seres existentes:
1-      Consciência: a capacidade de discernir entre o certo e o errado.
2-      Imaginação: a capacidade de criar um mundo mental, sua criatividade.
3-      Autoconsciência: a capacidade de analisar o mundo mental  de acordo com a consciência
4-      Vontade: a capacidade de assumir responsabilidade pelo seu mundo mental e definir valores.
5-      Trabalho: a capacidade física, psíquica e intelectual de produzir no mundo real os seus valores.
Como um ser temporal, sujeito a tempo e espaço, o ser humano constrói a sua existência na forma de uma espiral ascendente (nascimento, morte) através de uma inter-relação e interdependência com o meio (pessoas, objetos, valores, acontecimentos, etc.) criando assim, a sua história (passado).
O homem ideal é aqueleque usando as cinco capacidades em uma espiral ascendente produz valores baseados em princípios (onde o importante é ser). Somente três pessoas foram perfeitas: Adão e Eva, antes da queda, e Jesus.  O restante da humanidade oscila entre aqueles cujos valores são totalmente desprovidos de princípios(onde o importante é fazer) e aqueles  onde  uma grande parte é firmado nos princípios.
Na construção de sua existência na espiral ascendente o ser humano pode usar qualquer coisa (pessoas, acontecimentos, objetos, valores alheios, etc.) para construir valores. Porem, estes valores não sustentam a sua existência. Ele oscila para fora da sua liberdade (caminho) ultrapassando os limites da lei, sofrendo dano e perdana sua inter-relação e interdependência com o mundo real. O seu mundo mental (imaginação) se distancia do mundo real, culminando com a degradação sua e a do meio. O centro de sua existência se desvia para longe dos princípios e firma-se em qualquer coisa (esposa, filhos, igreja, trabalho, eu, dinheiro etc.). Esta oscilação persiste por toda sua espiral ascendente (história)
Como reverter esta situação? Usando as cinco capacidades inerentes ao seu ser, qualquer individuo pode retornar para o caminho protegido pela lei e calçado em princípios. Na espiral ascendente (sua história) construir valores baseados em princípios sustentando assim sua existência futura. Ele pode fazer esta correção independente de suas convicções religiosas.
Sendo o homem um ser temporal não existe a possibilidade de alterar a sua história passada (espiral ascendente) então “as minhas atitudes futuras não apagam a minha história passada”. Todo individuo pode corrigir a sua espiral ascendente no presente, mas não pode mudar a já construída, isto afeta o seu centro de existência. Aqui é que entra Jesus Cristo e o seu Cristianismo.
Utilizando os princípios da Fé (certeza) e Arrependimento (mudança) e em uma inter-relação e interdependência com Jesus Cristo e o Espírito Santo, onde o seu mundo mental é corrigido pelo perdão divino, é possível ao ser humano desconstruir (cavar fundo) a base de sustentação de seus valores e na espiral ascendente (sua história presente) ir construindo novos valores baseado nos princípios (edificação, maturidade cristã). À medida que esta construção avança o seu mundo mental se aproxima do mundo real (satisfação, paz) e o centro da sua existência volta para os princípios, não existindo mais a necessidade de se desviar da liberdade (caminho).
E onde entram as nossas emoções?
Somos seres imanentes (nos relacionamos conosco mesmo), e transcendentes (nos relacionamos com o que esta além de nós, inclusive Deus). Através do sinergismo de nossa inter-relação e interdependência deriva todas as emoções e sentimentos, que alimentam a nossa imaginação. Este ciclo se repete em modo continuo. Compete à autoconsciência e vontade definir a direção a seguir na espiral ascendente tornando a nossa vivência excitante ou deprimente, criativa ou não.

sábado, 14 de setembro de 2013

Ferro de Passar roupa à brasa.

Este tipo de ferro de passar roupa foi muito usado no passado por dois motivos: não existia a eletricidade tão fácil assim e os tecidos amarrotavam muito mais do que hoje. então pegava-se brasas colocavam em seu interior e mãos a obra.

domingo, 8 de setembro de 2013

Meus bonsai.

Ai esta a minha Jurema Branca de vaso novo.
tem seis anos que peguei esta muda em um viveiro.
Idade provável da planta;  +10 anos.


Este é meu Ficus Benjamina de vaso novo.
comprei esta muda a seis anos.
Idade provável da planta: + 07 anos.


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como fazer um vaso de cimento - parte dois

Vamos continuar então a nossa obra de arte.
Na postagem anterior deixamos o vaso descansar por 24 horas.
Agora com cuidado, porque ainda não esta totalmente seco, vire o vaso e retire toda a terra arrenosa que serviu de molde e utilisando uma faca faça o acabamento da borda que ficou em cima do maderite.
Nesta hora caso o seu vaso apresente defeitos grandes (pois os pequenos consertaremos a seguir.) deverá corrigir estes defeitos com massa e esperar pelo menos duas horas para continuar.
 Como a massa ainda não está totalmente seca eu uso uma lixa para corrigir e dar uma geral no vaso. aqui verdadeiramente você  tem de colocar a sua veia artística para funcionar. curta este momento. afinal você esta fazendo uma peça única. do seu jeito.
 Não fique preocupado com os pequenos defeitos, trabalharemos neles depois. Depois de dar uma geral no vaso vamos colocar para descansar por mais 24 horas dentro de uma vasilha com agua, isto ajuda na cura do vaso e na sua dureza. Utilize um balde ou o próprio tanque da pia. Eu usei neste caso uma lata de tinta.
Depois de descansar 24 horas retire-o e deixe secar ( pode colocar no sol agora.)
 Daqui para frente vou mostrar o que fiz neste vaso, mas aqui começa as opções de acabamento tais como, cor, textura, etc. Nos vamos preparar um "mingau" com um pouco de vedacit, cimento e agua. Eu usei um pouco de corante cinza para escurecer um pouco o vaso. aqui voce pode usar corante tipo xadrez, tinta pva, etc a base d,agua, Enfim, é aqui que você pode já definir a cor do vaso. Sempre tendo como base a agua o cimento e o vedante.
Com um pincel aplique uma camada bem generosa em todo o vaso, corrigindo os defeitos que ficaram. Deixe secar por um tempo e reaplique quantas camadas for necessário e conforme o seu gosto.
Aqui pode definir textura do vaso.
 Neste vaso eu apliquei varias camadas e entre elas passava um pano.
Deixe secar  e repita o processo até ficar do seu gosto.
Ai esta o vaso pronto. se você usou corantes pode parar aqui.
Deixe secar mais 24 horas e já poderá plantar seu bonsai.
Se preferir pode trabalhar mais no acabamento. É o que vamos fazer.
 No acabamento vale de tudo, mas eu gosto muito de usar como base o esmalte sintético transparente.
Este vaso não tem nada de corante e foi finalizado só com este esmalte
Neste vaso vou usar um pouco de corante(neste caso tinta esmalte) preto, amarelo e vermelho. vamos ver o que vai dar.

 Usando como base o esmalte transparente vai mudando a concentração dos corantes.
 Assim.

 Assim.
Mas no final ficou assim. com uma Eugênia
Espero que tenha gostado. um abraço.

domingo, 1 de setembro de 2013

Como fazer vaso de cimento.

Pesquisando na internet eu encontrei varias tecnicas para fazer um vaso de  cimento.
Fui modificando conforme as minhas necessidades e estarei postando aqui como tenho feito os meus vasos.
Eu fabrico os vasos específicos para minhas árvores de bonsai, mas, a técnica é a mesma para todo tipo e tamanho de vaso.

Primeiramente temos de definir o tamanho do vaso.
Segue uma foto mostrando em desenhos simples as medidas básicas para um vaso de bonsai.



Depois de definir o tamanho do vaso vamos separar o material que precisaremos para fazer o vaso.
areia fina
cimento
vedante (usarei o vedacit)
terra arenosa.
 Em um pedaço de maderite, usando um esquadro e lápis, marque o tamanho do vaso pelo lado de dentro e de fora( geralmente deixo dois centímetro de largura  nas borda).



Agora usando a terra arenosa faça o interior do vaso usando a marca do lado de dentro.( esta terra vai ser retirada depois). Lembra que a suas medidas são da parte interna, por isto, tem de descontar a espessura da parede dos vaso que fica em torno de um centímetro e meio ou mais, dependendo do tamanho do vaso. na altura do molde.



Para preparar as massa de cimento use uma parte de areia fina previamente coada para uma parte de cimento. (a medida deve ser suficiente para cobrir todo a molde) dilua em um pouco de agua um pouco de vedacit (usei para este vaso meio copo descartável) e vá preparando a massa até atingir a consistência pastosa firme.



As proporções usadas são acima do indicado pelo fabricante, mas como se trata de peças pequenas, priorizamos a dureza do vaso.

Com uma colher de pedreiro vá cobrindo todo o molde, 

Todo o molde deve ser coberto com uma camada da massa .
Deixe secar até atingir ligeira consistência para iniciar modelagem. (aqui no meu clima demora mais de duas horas)

Usando um pedaço fino de madeira(ou outro material que possa fazer o desenho do vaso, até papelão de caixa de sapato serve) faça o corte na madeira de como voce quer o exterior do vaso. aqui começa a sua vida de artista, crie o seu vaso.
Com delicadesa e paciencia vá retirando  a massa escedente e modelando o vaso. Aqui começa a aparecer o vaso que você imaginou. não fique preocupado com os detalhes, modele o vaso como um todo, depois você terá oportunidade de corrigir erros. lembre-se da medida externa que é a sua referencia agora.
Depois de fazer todos os lados do vaso, faça o fundo usando as costa do mesmo molde. Esta é a altura que foi definida no inicio.
 Usando um cano (pode ser de PVC) faça dois furos no fundo do vaso.
 Espero que tenha sobrado massa, pois vamos fazer os pé do vaso. faça quatro "panquecas" de massa e coloque no fundo do vaso.
 Usando uma faca corte a massa modelando assim os pé.

Bom, agora vamos descansar porque temos de esperar 24 horas para continuar. deixe secar na sombra.



i

Uma vida baseado em princípios.

Esta publicação faz parte de um estudo  onde o objetivo é fornecer ferramentas para aquelas pessoas que querem formar seu caráter, firmar s...